Re: Arquivo de senhas

On Mon, Oct 22, 2001 at 01:50:32PM -0000, Luiz Carlos wrote:
> Peço auxilio para os seguintes itens:
>
> - Onde realmente ficam as senha de usiarios

Fica em /etc/passwd nos sistemas Unix bem antigos.
Nos sistemas novos, fica em /etc/shadow.
E em todos os sistemas tem que ficar na cabeça do usuário ou em algum papel que
ele anotar :-)

> - Esta senhas estao encriptadas

Sim. Dependendendo do sistema os algoritmos são DES, MD5, ou outros.

> - Como posso decodificar uma arquivo de senhas.

Não pode não... vai ficar querendo...
A única alternativa é voce fazer um programa que testa a senha "a" , depois a
"b", depois a "c"... ... ... depois a "aa", depois "ab", depois... depois
testa com numeros no meio, depois com maiusculas, depois com simbolos como
"!@#$%&*()", etc... e vai comparando com os valores encriptados.
Não há como desencriptar eles diretamente, somente tentando encriptar de novo
e vendo se o valor encriptado bate. isso se chama "força-bruta".
Só que vai demorar vários anos para você conseguir um sucesso por este método.

Mais fácil você chantagear o cara e pedir para ele falar a senha! :-)