Re: Problas no X [ parte 2 ]

Em Sab 20 Out 2001 19:32, Otavio Real Salvador escreveu:
> Amigos,
>
> Descobri o que eh que estah acontecendo... o X novo do Woody mudou o
> sistema de inicializacao (agora ele usa um diretorio Xsession.d ao
> invez de um unico Xsession) e esta com erro... nao consegui
> identificar onde mas o que eu fiz foi colocar o Xsession antigo e ele
> funcionou!

    O mantenedor dos diversos pacotes que compõem o sistema de janelas X foi
alvo de severas críticas na debian-devel. Resumindo, um erro bobo (aspas
duplas envolvendo o nome de uma variável no arquivo
/etc/X11/Xsession.d/99xfree-common_start), mas não tão óbvio de se encontrar,
causou o problema. Branden (o mantenedor) foi rápido ao avisar a lista
debian-devel e debian-x sobre o problema, mas não são todos os usuários que
assinam estas listas.

   Para piorar o problema, o bug foi reportado com uma prioridade mais baixa
do que deveria na verdade ter. Branden também não aumentou a prioridade do
bug para severo ou crítico (e explicou suas razôes para isso), por isso o
pacote problemático acabou entrando no Woody.

   Branden colocu ua explicação sobre isso em sua página em
http://people.debian.org/~branden explicando seu lado da história. Um pacote
do sistema X 4.1.0-8 chegou hoje na unstable (estou usando o mesmo nesse
momento) com a correção para esse erro, mas vai demorar algum tempo para
chegar na Woody.

   O problema gerou até mesmo discussões sobre um sistema automático de
aumentar a severidade de bugs, baseado em diversos critérios, o que poderia
gerar abusos. Em suma, a discussão ainda parece estar ativa.

   Uma recomandação para quem usa ou pretende usar versões não estáveis do
Debian GNU/Linux : assinem a lista debian-devel para ficar por dentro do que
está acontecendo no desenvolvimento, ou ao menos consulte o arquivo da lista
na web em http://lists.debian.org .

   Mais importante ainda, nunca reporte um bug sem antes certificar-se de que
o mesmo já não tenha sido reportado. O mantenedor perde tempo precioso (que
poderia estar sendo aproveitado para relamente consertar um bug) tendo que
verificar cada relatório de bug e, muitas vezes, recebe diversos relatórios
repetidos sobre o mesmo bug.

   Use o pacote reportbug para reportar os bugs, pois o mesmo oferece a opção
de checar o BTS por algum relato já existente sobre o pacote que ao qual você
está prestes a relatar o bug.

   Sobre o novo esquema do Xsession.d, Branden indicou que reescreveu toda
uma página de manual documentando o funcionamento do novo esquema. Cheque
como funciona o novo esquema usando : man (5) Xsession .

--
Andre Luis Lopes
andrelop at ig dot com dot br