Re: Filesystem ext3

Em Qui 11 Out 2001 18:02, Gustavo Noronha Silva escreveu:

> heh, troque logo de kernel... esse tem um bug de symlinks =(
> eu sei que a non-us.debian.org (aka pandora) usa ext3 e estão pensando em
> por ext3 na auric.debian.org também... parece que há um jeito de fazer a
> conversão

   Uso ext3 em casa e na minha máquina no trabalho. Funciona muito bem e
não percebi nenhuma diferença de performance inferior. Ao contrário, dizem
que ext3 consegue ser mais rápido do que ext2, mas ainda não consegui
comprovar, não faço uso tão intenso da máquina ...

   Para usar ext3 você precisa aplicar um patch[1] no kernel e recompilá-lo,
uma vez que o kernel oficial ainda não incorporou o suporte (Linus diz que
isso acontecerá logo). Aqui uso o kernel 2.4.9. Peguei o pacote deb
kernel-source-2.4.9, apliquei o patch e usei o kernel-package para gerar um
pacote deb de meu kernel com o suporte a ext3. Existem instruções para
aplicar o patch e os passos abaixo também estão descritos em
http://www.uow.edu.au/~andrewm/linux/ext3/ext3-usage.html .

   Para converter seu sistema de arquivos é fácil. Não existe um comando que
converta automaticamente todas as suas partições, por isso você terá que
executar o comando abaixo, como root, para cada partição que deseja converter
:

# tune2fs -j /dev/xxxx

   Onde xxxx é sua partição ext2 existente ( por exemplo, hda1, hda2, hdb1,
sda2, etc).

    Outro ponto é que, mesmo usando ext3, por padrão, a cada 180 dias ou a
cada 20 boots (o que vier primeiro), ao menos em Debian, seus sistemas de
arquivos serão checados (fsck no boot). Você não precisa disso agora com
ext3, portanto, execute o comando abaixo, como root, para cada sistema de
arquivo convertido :

# tune2fs -i 0 -c 0 /dev/xxxx

   Novamente, xxxx é sua partição convertida.

    Dizem não ser preciso, mas alguns dos meus sistemas de arquivos (não
todos) estavam teimando em ser montados como ext2 depois da conversão (sim,
isso é possível), por isso aconselho mudar seu /etc/fstab e colocar o tipo de
sistema de arquivos para ext3 para os sistemas de arquivos convertidos.

    Se estiver usando potato, use as [2]instruções de Adrian Bunk para rodar
um kernel da série 2.4.

    Acho que é só.

[1] http://www.uow.edu.au/~andrewm/linux/ext3/
[2] http://www.fs.tum.de/~bunk/kernel-24.html