Obrigado...!! 'NITROGEN'

VALEU PELA ATENÇAO!!

é que instalei uma versao da conectiva em meu pc...
ela roda sem muitos problemas, mas estou precisando usar
alguns que nao sei como usar no linux...
nao sei nada de linux...instalei o linux pq ja estava
cansado de ver o Windows travado...
mas nao sei como usar o linux...
e facó o curso de ciencia da computaçoa aqui em joao
pessoa-PB e comecei a usar o turbo pascal, e nao sei se
tem algum turbo pascal pra linux...sabe! sao muitas
duvidas...ja pesquisei livros na internet pra poder
comprar e entender como funciona o basico do sistema
linux ,coisas como: formatar disquete,foramatar
disco,desfragmentar e compactar arquivos...nao sei nem
como abrir arquivos que pequei na internet, pois
descobri que nao é apenas clicar no arquivo e o winzip
faz o resto...
coisas que sao simples no windows...
nao sei como começar...
estou em casa com tres versoes de linux:Debian GNU/Linux
2.1 ,Caldera Open Linux 2.3 , Red Hat Linux 6.0
nem sei por onde começar...

Da uma mao...

Obrigado...

Alexandre

AcessoBOL, só R$ 9,90! O menor preço do mercado!
Assine já! http://www.bol.com.br/acessobol