Re: [OFF-TOPIC] Línguas

Em Sex 28 Set 2001 19:26, Luis Alberto Garcia Cipriano escreveu:
> [...]

	Tudo bem. Mas não devemos esquecer que mesmo os
falantes em inglês não sabem o spelling de muitas de suas palavras.
Eu sou um proponhor de que não se deve carregar a mesma lógica do
inglês:  escrever de um jeito e falar de outro e decorar o spelling.
Printar é uma boa balavra para canabalizar = comer o estrangeiro,
pois é possível o nativo escrever e falar "printar".  Já email
deveria ser escrito emeiou ou emeil ou emeiel.  Qual o melhor?

As palavras estrangeiras não carregam copyright, ou melhor,
copirraite como está no Aurélio. Assim sim, como o Aurélio fez com o
copirraite é que é bom usar palavras estrangeiras. Veja kernel, por
exemplo -- nós possuimos a tradução para kernel mas elas não são
convenientes. É mais melhor de bom utilizar kernel, pois assim
ela se torna uma nova palavra portuguesa  =  nossa língua fica mais
rica pois a linguagem se enriquece com mais substantivos com
sentido estrito  = diminui a ambiguidade. Vejam a porcaria
que é utilizar free.  Alguns americanos preferem libre.
Não custa nada.

Um Inglês falando kernel a gente não sabe se ele tá falando
outra coisa que o kernel, aquele kernel que todo linuxeiro está
acostumado ou de algum outro caroço.  Os dicionaristas devem registrar
os aportuguesamentos com grafia em portugues mesmo que fiquem
esquisitos que é para
botar pra canabalizar radicalmente mesmo, sem dó de gringo.

Na minha opinião escrever de um jeito e sonorizar com outra regra que
não seja  a do português é covardia, é deixar o serviço pela metade, é
meia sola. Nesses casos, a não ser em escrita coloquial presente nos
emeiels, deve-se grafar em itálico, entre aspas, entre alguma coisa,
embrulhar  o corpo estrangeiro estranho ainda não digerido.

Os direitos da fala  humana seriam em   GPL?

Odair