Re: CD-RW Creative 8432

Hello Kleber,

Sunday, September 30, 2001, 5:16:55 PM, you wrote:

KL> Estou estudando sobre a compra de um CD-RW e o preco deste interessou. Alguem
KL> ai usa o CD-RW Creative 8432  (8x4x32) no Debian? Se Sim, ele funciona
KL> perfeitamente ou com limitacoes?

KL> Kleber Leal
KL> Pentium 200MHz - 48MB RAM
KL> Debian GNU/Linux 2.2r3 Potato
KL> Kernel 2.2.19

Cara, para fazer esta tranqueira funcionar no debian voce deve usar o
modconf para habilitar o modulo ide-scsi no kernel, editar o
/etc/lilo.conf e incluir a linha:

append="hdX=ide-scsi hdY=ide-scsi"

Isso fara o seu leitor de cds e seu gravador serem "tratados" pelo
scsi, se voce tiver apenas o gravador que funcionara como
leitor/gravador, use apenas um append. Voce deve substituir os XX-XY
pela sua configuracao, hdb, hdc, hdd.... E extremamente recomendavel
voce colocar seu leitor de cds como scsi, pois o cdrecord somete
trabalha com dispositivos scsi. Para o caso de copias 1:1, voce
precisara disso.

Depois rodar o comando lilo para atualizar e reiniciar a maquina.

Como seus dispositivos agora estao conhecidos como scsi, voce deve
tambem alterar o arquivo /etc/fstab e trocar os inodes de hdx para
scdx.

Para verificar se o procedimento descrito acima funcionou, rode:

#cdrecord --scanbus

A saida deve ser a descricao de seu leitor de cds e o gravador.

Para usar o gravador, voce pode consultar o rau-tu especifico, que
esta em portugues de portugal em:

http://www.poli.org/LDP-PT/HOWTO/CD-Writing-HOWTO/CD-Writing-HOWTO.html

OBS: Para escolher uma gravadora de cds, pesquisei um mes seguido e
optei por um lg 8080, que faz 32x8x8. Ouvi falar muito mal deste
creative (apesar de nao ter visto nenhum teste concreto), que estava no mesmo preco do lg. Estou plenamente satisfeito
com o lg.

Qualquer coisa, pvt-me!

[]'s

China