Configurar rede no debian

Colegas,

Para que eu tenha minha total produtividade restaurada, apos a migracao do
slack para o debian, so falta colocar a rede para funcionar.

Meu notebook ja esta com o pcmcia funcionando, e o modem ja cessa a internet
e a nossa rede remotamente. Mas quando estou dentro de algum orgao da
prefeitura, de onde posso fazer acessos de qualquer ponto de rede usando a
placa de rede pcmcia, ainda nao consegui fazer funcionar.

Apesar de nao gostar, usei o linuxconf para uma tentativa de configuracao,
mas nao deu certo.

Ja setei o host name e o IP, mas estou empacado, eu acho, na placa de rede
pcmcia. Todos os testes que se pode fazer com a placa dao resultado positivo,
indicando que ela esta funcionando, mas na hora de plugar no hub, nada
funciona, nao acha ninguem, nao pinga nem whiska!

Alguem me da uma dica???