Re: [OFF-TOPIC] Línguas (era: Re: Linguagem de programacao)

On Sun, Sep 23, 2001 at 11:02:55AM -0300, Hélio Perroni Filho wrote:

> Na verdade, é assim que as línguas vão se enriquecendo... Sem
> neologismos e assimilações, elas estagnariam. Claro que há um limite pra
>
> tudo, mas os procedimentos em si não são danosos, e sim o seu uso
> exagerado.

Eu já postei aqui, uma época atrás, a minha opinião de que a
comunidade Debian precisa adotar uma auxilang ("língua auxiliar"), ou
seja, uma língua artificial.

O Debian está em processo de tradução para mais de 80 idiomas. Muitos
deles, não são ocidentais (como tamil, chinês, somali, etc.) O quanto
não se perde por não termos uma línua comum?

Seria apenas democrático, e dentro do espírito Debian.

Depois de constatar que Esperanto é uma má opção, porque é difícil,
esbarrei na Glosa.

A Glosa é prontamente inteligível. Sua estrutura gramatical é simples,
e se assemelha a línguas não-ocidentais, tais como o chinês. Isso pode
parecer complicado, mas não é: em chinês, diz-se "eu ir ontem" [fui],
"eu ir amanhã" [vou], eliminando a necessidade de flexionar o verbo.

O vocabulário Glosa é baseado em latim e grego. A justificativa é que
todos estamos familiarizados, pelo amplo uso nas ciências. Por
exemplo, creio que todos sabemos que Kronos é tempo ("cronologia",
etc.)

Veja baixo, um pequeno texto sobre o comuptador ENIAC, em glosa e em
inglês:

U prima elektronika digita         The first electronic digital
puta-me, ge-tekto in US,           computer built in the US, ENIAC,
ENIAK, pa gene ge-monstro a        was unveiled at the University
Pennsylvania Universita 1946.      of Pennsylvania in 1946.  It
Id pa ponde plu 30 tone, pa ple    weighed 300 tonnes, filled the
u space de u bi-vagona garage,     space of a two-car garage, and
e pa kontena plu 18 000 vakuo      contained 18 000 vacuum tubes,
tuba; qi pa fali medio ad u        which failed on average at the
rata mo singu septi minuta.        rate of one every seven minutes.
Id pa kosto u semi-miliona         It cost half a million dollars
dolar a 1946 preci.                at 1946 prices. Nu-di un iso
quantita de       		   Today, the same amount of
puta-me-pote es ge-tena            computing power is contained in
intra u pisu-metro silikon         a pea-sized silicon chip.
mika.  Tanto ali domi puta-me;     Almost any home computer costing
Kosto solo $100, pote              only about $100 can out-perform
super pasa ENIAK.                  ENIAC.

Uma dica sobre o texto acima: "pa" é uma partícula que modifica a
palavra anterior, dando-lhe sentido de passado. "Pa ponde" é "pesava"
(ponde, de ponderar).

Confira Glosa em <http://www.glosa.org>

Se alguém quer formar uma Glosa-taskforce para propor a adoção dessa
língua artificial na comunidade, me escreve em PVT.

[ ]s
Henry
synthespian@uol.com.br