Como compilar um pacote do unstable para o stable

On Sun, Sep 16, 2001 at 03:40:21PM -0300, cosmo wrote:
> 	Por acaso voce sabe como eh que eu faco para compilar a versao aalib1-dev via src-deb ?!?! Eu teria que testar com a versao stable ou unstable/test ??!?!?

Instruções gerais de como compilar um pacote do unstable para rodar no stable:

faça tudo isso em um micro stable.

coloque uma linha assim no seu /etc/apt/sources.list:

deb-src http://http.us.debian.org/debian unstable main contrib non-free

(o seu stable não vai ficar unstable com esta linha, pode colocar sem medo)

depois, como root:

# apt-get update

agora, volte a ser um usuario "comum" e:

$ apt-get source nomedopacote

ele então vai puxar o código fonte do pacote. vá ao diretorio do pacote:

$ cd nomedopacote-versao

e gere o .deb dele para o stable:   (voce precisa ter instalado os pacotes:
debhelper, fakeroot, dpkg-dev, lintian) maiores informações sobre isso em:
http://www.debian.org/doc/maint-guide/ch-start.html

$ dpkg-buildpackage -rfakeroot -us -uc

se tudo ocorreu sem problemas, voce terá gerado o pacote .deb no diretorio
anterior. Alguns pacotes dependem de outros disponiveis somente no unstable
e neste caso, este passo pode falhar.

$ cd ..
$ ls *.deb

para instalar o pacote, volte a ser root e:

# dpkg -i arquivo.deb