Problemas com o Mouse no X

Oi pessoal,

Sou novato no uso do Debian, mas aos poucos estou me acostumando. Gostaria
de saber se alguém pode me orientar em como fazer para funcionar o meu mouse
no X. Vou relatar para vocês toda a odisséia que tenho passado para fazer o
bichinho funcionar.

Tenho instalado o Debian Potato R 2.2, com a kernel 2.2.19pre17, juntamente
com o servidor SVGA do X.
A minha placa mãe, infelizmente, é uma m748 da pcchips, isso mesmo aquela
com tudo onboard.
O meu mouse é um mouse serial genérico com 3 botoes.
Atualmente consegui configurar o mouse para funcionar no console com a
seguinte configuração:
device: /dev/ttyS0
type: ms3 (segundo o gpmconfig, esse protocolo é o Intellimouse)
repeat type: ms3

Quando eu rodo o X, não importando o gerenciador de janelas, o mouse trava
nele. Se eu abortar o X, ele volta pro console normalmente e o mouse
continua funcionando sem problemas no console.

Já tentei usar outros protocolos no XF86config e nada. Sei que o protocolo é
o Intellimouse, porque no auge do meu desespero instalei o Red Hat 7 e o
mouse funcionou sem problemas no X.  Aproveitando que estava funcionando
verifiquei a configuração do arquivo XF86config e ví que o protocolo usado é
o Intellimouse mesmo com o mouse na ttys0.

Logo minha pergunta recaiu sobre a kernel, será que eu tenho que recompilar
minha kernel com alguma opção nova para o mouse funcionar no X? Se sim, qual
opção? Ou seria o contrário, remover alguma opção?

Alguém poderia me dizer onde eu verificar os logs de erro do X? Porque
quando eu aborto, não tem nenhuma mensagem de erro a respeito do mouse.

Obrigado pela ajuda,

Abraço,
Wiliam de Moraes Rodrigues.