Re: ttyS2 Busy ???????

Rui wrote:
> Ainda na tentativa de tentar funcionar meu modem Usrobotics 33600 pnp
> no Debian.
>
> Consegui aciona-lo uma vez com o comando setserial /dev/ttyS2
> autoconfig mas ao tentar denovo apos outro boot nao consegui funcionar
> mais pois sempre da a mesma mensagem abaixo
>
> /dev/ttyS2: Device or resource is busy
>
> ja configurei o isapnp como irq 5, sera que tem algum conflito de irq?
> O interesante e que ao rodar o isapnp /etc/isapnp.conf a resposta eh
> irq 5 ok enable, mas porque entao esta dando a mensagem do device

Olá Rui,
Tenho um modem USRobotics 56k isa pnp e o modo como configurei no
sistema serve para o seu também.
Primeiramente, esses modens, por default, querem utilizar a porta COM2
(/dev/ttyS1) e IRQ3. Mas, se o seu computador habilita, na própria placa
mãe, 2 portas seriais (verifique na parte traseira do gabinete: deve
existir 2 conectores macho, um de 9 pinos, normalmente usado com o mouse
e outro de 25 pinos ou então 2 de 9 pinos), os endereços COM1 e COM2 não
podem ser utilizados, sobrando a COM3 (ttyS2) e COM4 para isso.
O que fiz ? Desabilitei no próprio BIOS (geralmente acionado pela tecla
DELETE ao ligarmos o micro) a utilização da porta serial 2 (procure no
menu Chipset Features Setup ou Advanced CMOS Setup ou ainda Peripherals
Features Setup). Com isso, o programa isapnp ou o próprio kernel (versão
2.4.x) podem configurá-lo para usar a porta COM2 (ttyS1).
Forneça mais detalhes do seu arquivo /etc/isapnp.conf

Um abraço
Fernando