Re: Acho_que_não!_:)_(Era_Re:_Problema_com_HD)

--- Rogerio Neves Batata <batata@edf.ufpr.br> wrote:
> On Mon, 20 Aug 2001, Adriano Freitas wrote:
>
> #>  Algo que por inúmeros motivos é sempre bom fazer
> #>colocar o swap no começo de um HD, isso traz
> inúmeras
> #>vantagens e, inclusive, evita o tipo de problema
> que o
> #>Emir teve.
>
> 	Por que???
>
> 	Eu acho que se você tem o swap no meio do disco,
> você diminui o
> overhead para acesso a swap. (pelo menos foi o que
> eu sempre achei! :)
>
> 	Convença-me do contrário! ;)

  Bom, pelo o que eu sei o acesso ao *começo* do disco
é mais rápido e aí o seu argumento se justifica para
um dos meus ;-) Se o acesso ao meio do disco fosse
realmente mais rápido os sistemas de arquivos
começariam a ler/escrever do meio para as bordas.

  Outro motivo, você provavelmente vai estar com o seu
swap antes dos primeiros 1023 cilindros, dessa forma,
você pode usar a partição do swap temporariamente para
outros fins como por exemplo um "gerenciador de
inicialização". Felizmente essa barreira dos 1023 já
foi quebrada pela maioria dos programas e bios.

  E, talvez a mais importante, é dar tempo de apertar
um <ctrl>+C caso o root faça um (cat|dd)
(|if=)/dev/null (>|of=)/dev/hda ou qualquer outro
similar.

  []'s