Re: hdparm

On Sun, Aug 12, 2001 at 10:53:21AM -0300, Raphael Derosso Pereira - DephiNit wrote:
> Olá pessoal,
>
> Comprei um HD novo IDE (antes tinha SCSI) e gostaria de saber como melhorar o
> seu desempenho com o hdparm. Eu lembro de isto já ter sido discutido aqui,

Existem várias formas. Acho que isso foi falado na Dicas-L. Você pode
habilitar o uso de DMA no HD, que pode deixar as transferências mais
rápidas. O que eu fiz foi forçar no kernel o uso de UDMA 66/100, que meu
HD suporta, mas não é habilitado sem passar uma opção no kernel. Por si
só, isso já torna o HD bastante rápido pra mim. Dá uma olhada na manpage
do hdparm, e, mais importante ainda, *não tente forçar modos no seu HD
que você não tem certeza que ele suporte, a menos que você esteja
disposto a encarar as consequências, que podem envolver graves perdas de
dados*.

É isso.

--
 _ _  _| _  _  | _   . _ | _  http://laviola.org  Debian-BR Project
(_(_|| |(_)_)  |(_|\/|(_)|(_| uin#: 981913 (icq)  debian-br.sf.net

Linux: the choice of a GNU generation - Registered Linux User #103594