Re: (linux-br) Faculdade de Sistema deInformações ( OFF Topic )

On Thursday 09 August 2001 11:21 am, Antonio Alberto Lobato wrote:
> 	Creio que na verdade a Universidade nao deve ser alheia nem ao
> mercado nem a educacao (no sentido que usou acima), mas deve equilibrar
> as dua consideracoes na medida certa.

	Bem, creio que quem faz faculdade de informatica nao pretende ser um mero
programador de controles de estoque ou controle de locadora, ou apenas
aprender a usar windows e configurar rede no windows e achar que aquilo ali
e' informatica e entende de rede soh porque sabe montar uma rede com
WindowsNT Server e Workstation ou 2000. Quanto ao sistema operacional adotado
pela faculdade, creio que nao depende do sistema operacional, mas da politica
que o desenvolvedor (empresa) toma em respeito a ele.
	Nao sou a favor de usar exclusivamente Windows, alias, creio que qualquer
estudo sobre sistemas operacionais usando Windows seja algo praticamente
inutil, posto que o Windows nao dah a minima nocao de como funciona um
driver, o gerente de memoria, o arquivo de sistemas, gerente de processos,
gerente de E/S, alem disso, a propria Microsoft divulga apenas pouquissimas
informacoes sobre o funcionamento do seu sistema operacional. Ateh o MacOS
tem mais informacoes cedidas pela Apple pela NET ou documentos.
	A questao eh aprender, e nao "decorar" como sao as provas dos certificados
da Microsoft, comportamento que agora segue firme sendo seguido por muitas
faculdades que eu conheco.
	Gracas a Deus, na faculdade onde eu estudo, na Universidade Federal do
Espirito Santo, temos 4 laboratorios pertencentes ao Departamento de
Informatica, e em todos eles todos os micros estao rodando linux/unix. E
devido a necessidade de um curso de extensao para a comunidade (de Rational
Rose, e ferramentas case), instalamos o Windows NT como Dual boot nas 40
maquinas do laboratorio cujo responsavel sou eu.
	O estudo de sistema operacional, dependendo da maneira que voce abordar,
praticamente eh o estudo de como o kernel do Linux funciona. O mesmo seria
impossivel com o Windows. Ateh a configuracao de rede, no Linux eh muito mais
logica do que no Windows, e envolve mais conhecimentos de rede.
	E por isso, quando uma instituicao opta em usar o Linux e nao o Windows
estah sim pensando no mercado, mas nao soh no mercado de hoje, mas num
mercado futuro tambem, no qual talvez nao use nem Windows nem Linux, mas com
certeza, o aluno que estudou a fundo com Linux, tera' uma base bem grande que
ainda sera' aproveitada em qualquer sistema operacional. Ja' o aluno que veio
do Windows.... eu nao garanto a mesma coisa. As faculdades particulares em
geral sao muito imediatistas (pelo menos as que eu conheco), nao dando muita
atencao para os Calculos e Analise Numericas, Grafos, Algebra/Programacao
Linear, e vendo muito soh o que o mercado precisa hoje em informatica, e
seguindo essa ordem, acaba achando que eh mais importante o aluno saber mexer
no Windows do que realmente conhecer a fundo o que eh um sistema operacional.
	Em geral tambem, para as universidades Federais e Estaduais, a adocao do
Linux e' como juntar o util ao agradavel, usar um sistema operacional bom,
aberto.. e de graca. E todos sabemos como eh escasso a verba para as
instituicoes publicas de ensino.
	Mesmo com essa pouca verba, acho que a verba nao deve ser investida apenas
em ter um laboratorio bonito com muitas maquinas com Windows, nao na
quantidade de micros, e sim a qualidade do ensino. Aqui, mesmo com pouca
verba que vem chovida, temos laboratorios que os alunos tem acesso que vao
desde Pentium II 350Mhz, IBM Netfinity ate UltraSparc V e um laboratorio
Beowulf com 48 maquinas. Todos os trabalhos de informatica sao dados em
Linux, e muitos alunos participam de projetos de iniciacao cientifica que vao
desde Inteligencia Artificial a Sistema de Identificacao de Placas de carro.
Acho que a participacao em pesquisas eh a maior fonte de aprendizado de
qualquer aluno, mas para ter tudo isso, o Departamento de Informatica pagou o
alto preco de nao ter mais de 20 maquinas no laboratorio do Mestrado, 30 para
alunos de graduacao, 15 no laboratorio de pesquisa e 48 no laboratorio
Beowulf. E isso como resultado de mais de 10 anos de trabalho de todos os
professores, dos quais quase 100% tem doutorado e fazem pesquisa.
	Um bom ensino em informatica nao se faz com dinheiro, ou com um apoio forte
como a Microsoft, e sim de esforco, seriedade, e acima de tudo, paixao pelo
que se faz.

> 	Esta mais do que certo. Mas creio que o fato da pessoa dever
> aprender a pensar (que eh plenamente justificado) nao exclui a
> necessidade de uma olhadela no mercado antes de decidir o conteudo dos
> cursos superiores.

	Acho que quem faz faculdade de informatica nao estah aih para atender a vaga
de empregos cuja funcao seja em sua maioria clicar mouse e selecionar
propriedades, ou definir a conta de um usuario no Windows 2000. Creio que
quem faz uma faculdade de informatica, realmente quer aprender e se
aprofundar, e quem sabe, fazer um sistema operacional que ira substituir os
que jah existem. Afinal, todo aluno de informatica (ciencia, pelo menos)
deveria sair da faculdade com esse conhecimento jah (normalmente, numa
federal, os professores exigem que os alunos facam um sistema operacional no
quinto ou ate o setimo periodo, em 2 a 3 anos e meios de faculdade, no caso,
bem antes de sair da faculdade, na metade do curso).
	A faculdade nao pode ter a irresponsabilidade de formar os seus alunos soh
para atender as necessidades imediatas, a faculdade tem que pensar no futuro
do aluno, daqui a 15 anos, quando a informatica de hoje for passado. Se esse
aluno vai ter a base e o conhecimento suficiente para se reciclar daqui a 15
anos sem grande esforco (ou risco ao emprego), ou ateh a nao necessidade
dessa reciclagem pela boa base que lhe foi dada. Pois pagar, sei la, R$300,00
por mes, para jogar no lixo daqui a 5 anos, eh a maior irresponsabilidade que
uma instituicao de ensino pode fazer.
	Mexa com Windows, com Linux, com SunOS, MacOS, o maximo que puder, aprenda,
estude sobre eles, como eles gerenciam e se comportam e lidam com o
computador como um todo. Mas nunca, nunca, se prenda a apenas uma coisa que
nao lhe ensina nada, soh porque eh isso que lhe exigem HOJE no mercado, e
amanha? O que vai ser?

> 	Tom

Saudacoes,
Leaozim.