configuracao gnome ok falta modem e som

> se seu mouse estiver configurado certo tttS(correto), pode ser por causa
do
> gpm,
> tente dar um gpm -k no console, volte para o X e veja se funciona
> falou

valeu pessoal,
consegui colocar para rodar gnome, tive que reconfigurar xf86config
colocando mouse 2 botoes
apesar que nao entendi pois meu mouse eh de 3 botoes e usei o comando
gpm -k.
pergunto como faco para desativar  o gpm e inicializar o gnome
automaticamente e colocar o som (placa ) para funcionar..
nao consegui instalar meu modem pois no www.linmodem.org nao ah driver para
minha
placa que eh um tal de motorola HSP 56 speakfone tem soh para familia
Rwindow$,
para linux soh tem para HSP 56 fax/modem.

alguem pode me dar mais alguma dica,

bom dia,
Carlucio