Re: Coco-nectiva pra Debian

Em Qui 05 Jul 2001 16:18, pr0d1gy@linuxbr.com.br escreveu:
> Ola pessoal !!!
> To ajudando um primo a comeca com o Linux, falei das vantagens do Debian
> pra ele mas ele preferiu comeca pelo coco-nectiva... :)

   Gosto não se descute :-) Só uma coisa : pessoalmente prefiro Debian e é o
que utilizo no trabalho, em casa e em todo local que possa, mas não é legal
esse tipo de atitude em relação às outras distribuições. Por favor, refire ao
Conectiva Linux como Conectiva Linux [versão aqui]. O uso de termos como
*coco-nectiva* não é muito legal e, se queremos respeito, devemos, antes de
mais nada, respeitar.

   Foi só uma recomendação, não leve para o lado pessoal. Não quero iniciar
um thread enorme por isso.

> Kero sabe c tem como aos poucos ele e passando o coco-nectiva dele pra um
> semi-debian, tipow e atualizando os rpm lixo pros deb, tem jeito ? eh soh
> muda os repositoris do /etc/sources.list ???

   Não, mão adianta somente mudar os repositórios na sources.list. O apt é
apenas mais uma ferramenta e, apesar do Conectiva utilizá-lo, como você mesmo
disse são formatos de pacotes diferentes.

   Além do mais, não é somente o formato de pacotes e a ferramenta de
gerenciamento dos mesmos que fazem a diferença entre um sistema Debian e um
Conectiva (apesar de que já é uma grande diferença). Existem as políticas,
concordância com FHS, etc, etc. São inúmeros pequenos detalhes que fazem com
que o Debian seja tecnicamente superior.

> + uma coisa tbm, tah dando esse erro na configuracao do X dele, alguem
> pode me fala oq acontece e com resolve, mas lembrem q esse erro eh no
> coco-nectiva tah... sei q eh uma lista do debian, + como vcs sabem tudo
> neh, num custa da uma forca... :)
> valeu, t+

   A Linux-BR seria um local mais adequado para este tipo de questão, já que
lá é um local para se discutir sobre Linux em eral e não especificamente
sobre Debian, como nessa lista.

   Mas, tudo bem, nós temos mesmo o melhor suporte. Não acostume, evite este
tipo de pergunta :-)

> [...]
> Parse error on line 64 of section Monitor in file /etc/X11/XF86Config-4
> 	"31.5" is not a valid keyword in this section.
> (EE) Problem parsing the config file
> (EE) Error from xf86HandleConfigFile()
>
> Fatal server error:
> no screens found
>
> When reporting a problem related to a server crash, please send
> the full server output, not just the last messages.
> This can be found in the log file "/var/log/XFree86.0.log".
> Please reports problems to xfree86@xfree86.org.
>
> X connection to :0.0 broken (explicit kill or server shutdown).

    Tente isso :

   No arquivo /etc/X11/XF86COnfig-4, comente a linha que indica a frequência
horizontal. Acho que é a linha que começa com HorizSync, a única que estiver
descomentada, caso exista mais de uma.

   Isto já resolveu diversas vezes para mim, mas falta saber qual é sua placa
de vídeo, portanto, não garanto nada. Só uma dica : a versão do XFree86 que
vem por padrão com o Conectiva (estou assumindo que esteja usando o COnectiva
6.0, pois você não citou qual versão utiliza) ainda não funciona legal com
diversas placas. Por experiência própria : placas Trident (9440, 9660, etc),
SiS (quase todas) e mais um mont delas. Use o driver vesa para essas placas e
para aquelas que estiver tendo problemas.

--
Andre Luis Lopes
andrelop at ig dot com dot br