Usando áudio ...

Olá,

    estou precisando gravar áudio via o microfone. Alguém (já tem um bom
tempo) falou em duas alternativas: (1) usar ALSAlib; (2)pegar direto do
microfone, definindo apenas o controle via ioctl. Aí esbarrei em
obstáculos nas duas alternativas:

(1)    A documentação não está muito boa. Alguém teria um fonte de
alguém que faz gravação de áudio usando-a em C, pois estou tendo
utilizar a ALSA e está ocorrendo o erro:
                      /usr/include/sys/asoundlib.h:30: sound/asound.h:
No such file or directory
                      /usr/include/sys/asoundlib.h:31: sound/asoundef.h:
No such file or directory
                      /usr/include/sys/asoundlib.h:32:
sound/asequencer.h: No such file or directory

O que está havendo ??

(2)     Idem. Quais são os parâmetros para o ioctl quando se trata do
/dev/dsp ??

Um abraço,
Nivaldo