Re: As novas Microsofts

On Tue, 26 Jun 2001, Gustavo Noronha Silva wrote:

> Se as coisas continuarem assim... livre, livre mesmo, vai ser
> só o Debian e os BSD...
>
> http://linuxtoday.com/news_story.php3?ltsn=2001-06-25-006-20-PS
>
> btw, isso (url) não fere a GPL?

Apenas í superficialmente o anúncio da Caldera, mas acredito que eles
não estão violando a GNU.  O que eles cobram é suporte para o sistema
deles, que pode ser cobrado legitimamente "por assento" e com certeza
possui coisas proprietárias.

É impossível impedir a cópia e instalação dos pacotes GNU em outras
plataformas, e acho que o mesmo se aplica a pacotes BSD/OS.

Agora, se o "empacotador" da caldera (desconheço qual seja) não é
livre, então eles devem providenciar os pacotes GNU em outros formatos
(mesmo que somente os fontes) ou então uma forma de extrair as partes
GNU de dentro dos pacotes deles.

Observe que eles _podem_ não fornecer nada nos CDs normais, e _cobrar_
para mandar os pacotes GNU.

Não houve "chiadeira" por aí, portanto "ainda" tenho a convicção de
que eles não estão ferindo a GNU nem criando dificuldades para
exportar as partes GNU de dentro da distribuição.

--- Wagner                      wks@niktu.psi.com.br