Re: Gráfico

On Tue, 26 Jun 2001 00:16:47 -0300
Nitrogen <coldwater@uol.com.br> wrote:

> Lista,
>
> Não sei se esta é uma pergunta para uma lista de sistema operacional, ou
> para um compilador em específico. O fato é que eu gostaria de inicializar
> gráficos (320x240x16) no terminal do linux (assim como o DOS é capaz de
> fazer), mas não sei se é possível. Alguém teria uma sugestão?
> Quero dizer, no dos não é necessário nenhum tipo complexo de biblioteca para
> inicializar este tipo de gráfico, já que é padrão. Será que no Linux também
> é assim?
> Não apenas no Debian Linux, mas também no Hurd.

Isso é possível pela SVGALIB, mas existem alguns problemas com permissões. Até hoje só consueguir rodar como root. VocÊ sabe que as chamadas à int10 sao em modo real e como o DOS é modo real não tá nem ai pra isso. Mas o Linux não é assim, o Kernel gerencia os dispositivos e vc  não tem acesso a interrupcoes em modo real. Ë prudente usar as APIs. Diga-se de passagem o Windows é o unico sistema que já vi até hoje que roda um ambiente em Modo Protegido em cima de um kernel que roda em modo Real. Se o IO.SYS quebra tudo cai.