Programacao com banco de dados e Gtk!

Olá amigos.

Estou desenvolvendo uma aplicação de banco de dados com QT 3.0 beta, mas meu desejo é de que fosse com GTK. O problema é que não sei como criar aplicações com GTK e Banco de Dados de forma Rápida.

Quais são as melhores formas e as formas mais rápidas e práticas de se desenvolver aplicações de Banco de dados com GTK? Pode ser tanto com Tool-kits como em APIS do MySql e PostgreSQL.

A minha intenção é de colocar botoes de Navegação em cada formulário de modo que os valores dos Widgets mudem conforme a navegação acorra.

Obrigado!