Fórum Internacional de Software Livre

Ae, galera-

Primeiramente, queira me apresentar: eu me chamo Henry e uso o Debian há uns 6 meses. Que alívio largar dum RedHat ! Tive a oportunidade de conhecer brevemente os desenvolvedores do Debian que foram ao Fórum., entre uma palestra e outra. O assunto Debian criou tanto sucesso que o pessoal deixou de dar uma palestra num plenarinho para falar para um auditório lotado! É isso aí! teve aquelas perguntas, tipo "por que que o Debian não usa rpms?" E a resposta à altura: porque o sistema de pacotes do Debian é muito melhor. :-)
E hoje eu posso exibir com orgulho minha camiseta preta!

E agora a minha dúvida:
Eu perguntei prum pessoal, Kov, Spectra, sobre qual é o problema de usar o wvdial...Eu acho inseguro, o cara se loga como root, não é? Mal negócio...É só uma questão de chmod? Coisa de principiante, mas é o que sou... Como se logar ao provedor de forma segura (sem ser como root, pelo menos...)? O que ler? ppp-HOWTO e Securing Linux?

Geracias,
[ ]s
Henry