Compilando pacotes com outros compiladores

Acho que já perguntei isto aqui, mas fica o aviso para quem tentar
instalar o Debian em uma DEC/Compaq Alpha:
Não existem pacotes do KDE 2 para Potato/Woody para a arquitetura alpha.
Segundo os desenvolvedores, isto se deve a problemas do gcc 2.9.95. Não
perguntei porque a RH 7 tem estes pacotes ;) Minha idéia e reconstruir os
pacotes utilizando o ccc (Compaq C compiler).

Dúvida:
quero usar o apt-get -b source xxxxx. Como faço para tornar o ccc o
compilador default. Quando usava RPMs eu podia passar a opcao GCC=ccc nos
flags, mas no Debian não tenho a menor idéia. A pergunta poderia ser
também: como mudar as opções de um ./configure, mas utilizando ainda o
apt-get (ou dpkg)?

[]s
--
 Linux user #50500                      `-