Re: Unidentified subject!

>         Não necessariamente. Veja:
>
> linux:~# tune2fs -l /dev/hda2 | grep "[M-m]ount count"
> tune2fs 1.19, 13-Jul-2000 for EXT2 FS 0.5b, 95/08/09
> Mount count:              8
> Maximum mount count:      20
> linux:~#
>
>         A mensagem que ele recebeu significa que o "Mount count" atingiu o
> valor definido em "Maximum mount count". (/dev/hda6 has reached maximal
> mount count, check forced.)
>
> linux:~# tune2fs -c 0 /dev/hda2
> tune2fs 1.19, 13-Jul-2000 for EXT2 FS 0.5b, 95/08/09
> Setting maximal mount count to 0
> [...]

	Este parâmetro é um contador que incrementa a cada reboot (ou decrementa, não
lembro mais).  Quando chega ao valor setado por default (também não lembro),
no boot o sistema ignora o "read-only" do lilo e força uma checagem de disco.
Este maximum mount count é um atributo do ext2fs.  Se vc estiver com o default
em 20 e chegar em 20, o contador volta a zero.  Se em cada boot ocorrer o o
maximum mount count, pode ser que seu disco não esteja legal.  Isto já
aconteceu comigo (não resetava a flag para 0).  Eu corrigi dando uns tapas no
hd (não muito saudável, mas como um tapinha não dói...) que atualmente
funciona com zip-porks-drive.   Uma forma de verificar se o disco está legal é
fazer:
dd if=/dev/hda of=/dev/null bs=8192
--
[]'s
Hélio Alexandre Lopes Loureiro

/"\
\ /  Campanha da fita ASCII - Contra mail HTML
 X   ASCII ribbon campaign  - Against HTML mail
/ \