Iniciando no PostGreSQL

Olá,

estou tentando dar os primeiros passos no PostgreSQL ... fui aos manuais
... em um deles (Tutorial) tem o primeiro passo:

>psql template1

a resposta do meu PostgreSQL:
FATAL 1:  SetUserId: user 'nivaldo' is not in 'pg_shadow'
Connection to database 'template1' failed.
FATAL 1:  SetUserId: user 'nivaldo' is not in 'pg_shadow'

lendo o que está escrito imagino que tenho de me incluir em alguma coisa
... descobri que existe "pg_shadow"  é uma classe ... como faç para me
incluir nela ??

Fui ao Guia do Administrador do  PG ... e lá tem createuser ..

> createuser

novamente :

FATAL 1:  SetUserId: user 'nivaldo' is not in 'pg_shadow'
Connection to database 'template1' failed.
FATAL 1:  SetUserId: user 'nivaldo' is not in 'pg_shadow'

Alguém sabe como me incluo nesta bendita classe ... e também poderiam
sugerir uma documentaçao mais detalhada ??

Grande abraço,
Nivaldo