Re: Sobre o Gnome

Em Ter 29 Mai 2001 14:02, alfatau@bol.com.br escreveu:

> 1o. Como eu faço para tocar o
> gerenciador de janelas de Wmaker para
> o Gnome

Iniciando O X a partir do console :
edite o arquivo "~/.xinitrc" , remova o conteúdo e insira a linha "exec
gnome-session". Pronto basta rodar "startx".

Iniciando a partir do xdm : (?)

Iniciando a partir do gdm : basta selecionar no menu

> 2o. Como eu paro um serviço(tipo
> inetd) na inicialização,

Existe um script da Debian para manter os serviços inicializados no boot, o
"update-rc.d", maiores informações "man update-rc.d", no exemplo acima
bastaria rodar :
"update-rc.d -f inetd remove"

Para reiniciar o serviço no boot :
"update-rc.d inetd defaults"

> 3o. Eu usei o apt para colocar os
> pacotes mais recentes na minha
> maquina, mas terá pacotes mais recentes do
> Debian, se tiver, onde pega-los?;

Existem três distribuições correntes da Debian : stable (potato), testing
(woody) e unstable (sid). A stable foi lançada em março de 2000 é a última
versão de "pronta" do debian. Existe a versão testing que deverá ser lançada
no meio de 2001 e a sid que é uma versão que abriga um ambiente intenso de
desenvolvimento e mudanças sem data de finalização. Caso vc. queira um
sistema para instalar e usar então o stable é o que vc. quer. Caso vc. queira
um desktop com programas modernos (Linux muda muito de um ano para outro) e
aceita que certas coisas mudem com o tempo ( i.e. atualização ) então o seu
caso é o testing , mas cuidado , um programa que vc. use pode ficar quebrado
depois de uma atualização. Caso vc. queira desenvolver com a Debian então o
seu caso é a unstable.

Depois deste blah , as fontes destas três fontes devem ser postas no arquivo
/etc/apt/sources.list :
#deb http://http.us.debian.org/debian stable main contrib non-free
#deb http://http.us.debian.org/debian testing main contrib non-free
#deb http://http.us.debian.org/debian unstable main contrib non-free

ou seja, apt-get fornece todo o software que vc. precisa no mundo da Debian.

Eu não esgotei o assunto, logo , use as man pages para aprender , vá ao site
da Debian leia os manuais, pergunte na lista , etc.

> 4o. Como eu uso o apt para entrar num
> ftp para pegar os pacotes Debian lá?

já respondi acima

> 	Tendo feito algumas perguntas ao
> fórum, venho aqui deixar o meu
> agradecimentos as pessoas que fizeram
> o Debian, porque eu usei  diversas
> distribuições (só para listar: Slack,
> conectiva, suse, etc)  mas eu vi que
> só o Debian é A Distribuição, sem
> concorrentes(desculpem a alegria desmesurada{apelei
> legal;)})

Eu fiquei durante meses a fio completamente apaixonado pela Debian, o único
sistema operacional que eu uso deste então. Eu casei com a Debian.

--
Fernando Fraga e Silva - beakman@iname.com
Undergraduated Mechanical Engineering Student from University of São Paulo