Programa para checar login/password

Por favor, enviem cópias das respostas (CC) pois não faço parte desta lista.

Olá pessoal,

Preciso de um programa, que eu entre algo como:

$ programa -u username -p password

e ele retorne se o login/password estão corretos ou não.
(e funcione independente se o sistema tem ou não shadow e independente se o shadow usa crypt, DES ou md5)

Alguma dica?

   Obrigado
   Pedro

--