Rede uma luz!!!

    Caros amigos,

                        Estou aqui de volta com o mesmo tema "rede".
Nestes ultimos dias fiz novas modificações nas minhas maquinas, uma das
modificações foi a troca do HD do meu Pentium 100 que tinha 124M e agora
esta com um disco de 3.5G. A descrição do Pentium 100 é a seguinte:
placa mãe PC100 onboard  com som video chip sis530, 64M de memoria , HD
3.5G, modem SM56K, e uma placa de rede ISA que estava em um 486 e que eu
não sei a marca. Bem minha outra maquina é um K6II 400 e a descrição é a
seguinte: placa mãe  Soyo offboard,128M de memoria, disco de 6G, placa
de video Trident9680, modem USRobotics 56K, placa de rede 3Com 3c509. No
pentium 100 tive problemas para configurar a placa de rede, tive que
fornecer o IRQ e E/S para usar o modulo NE2000 pois não tinha nenhum
dado da placa, quando executo o comando ifconfig  ele me mostra  que a
interface esta ativa, portanto acho que não problema algum. O meu
problema é que não consegui configurar a rede corretamente ainda. Editei
o arquivo /etc/network/interfaces no K6II que uso como servidor e
adicionei as seguintes linhas:
_________________#_____________________________________________________________________

iface eth0 inet static
address 192.168.1.1
netmask 255.255.255.0
network 192.168.1.0
broadcast 192.168.1.255
gateway 192.168.1.1
________________#_______________________________________________________________________

       E no petium 100 que uso com cliente adicionei as seguintes linhas
no mesmo arquivo:
________________________#_______________________________________________________________

iface eth0 inet static
address 192.168.1.2
netmask 255.255.255.0
network 192.168.1.0
broadcast 192.168.1.255
gateway 192.168.1.1
___________________________#____________________________________________________________

          No arquivo hosts coloquei os respectivos endereços IP nas duas
maquinas, executei o comando ifup eth0 e correu tudo bem. executo route
e ele mostra todas as rotas, pingo para o lopback e para propria maquina
e ele me fornece todos os dados corretamente.Mas quando tento fazer um
ping ou um rlogin
por exemplo do servidor para o cliente ele da esta mensagem: "PING
cliente.com.br (192.168.1.2): 56 data bytes" e não sai disto.Para
resumir eu não estou conseguindo fazer os dois computadores se
comunicarem.
         Estou usando um cabo ponto a ponto par trançado para fazer a
ligação entre os micros.
         Desculpem o e-mail tão grande, é que não sei mais oque fazer, e
não é falta de leitura pois estou lendo bastante.Por favor preciso de
ajuda.

                                                       Atenciosamente,
                                                                 Ricardo
Melo.