Re: descisos erradas?

On Thu, 03 May 2001, Flavio Alberto wrote:
> Ola... eu estive pasando algumas coisas com o debian nao quero fazer
> criticas a distruicao que eh para mim o deus do linux em minha mente...

Heh... e depois dizem que eu sou exagerado quando exalto as virtudes do
Debian.

> mas.. /usr/sbin qmail e instalado la ignorando /var/qmail/bin nao seria
> melhor deixar uma copia em /var/qmail/bin  pois tives problemas com alguns

Debian segue a FHS. DJB (o cara que escreve o qmail) é um cara nada
simpático (programador genial, mas ainda assim uma pessoa nada agradável)
que só segue o próprio nariz, e ele nem sequer permite distribuir binários
do qmail que instalem os programas em locais diferentes dos que ele
escolheu. E é claro que o local que ele escolheu é completamente
incompatível com a FHS.

Adivinha porque você não acha um pacote binário do qmail no Debian?

> pprogramas como o  autorespoinder e que seta o qmail como /var/qmail/bin e
> nao /usr/sbin edito o codigo e mudo tudo.. arrrggg ou instalo qmail dos
> fontes... ou crio e copio os arquivos para /var/qmail/bin isto nao eh visto
> na distribuicao?

Joga o qmail fora e usa o Postfix. Tão seguro quanto, tão ou mais rápido, e
o programador principal é um cara legal, que faz código tão bom que nós
[usuários do postfix] consideramos os beta dele mais confiáveis que muito
código "estável" que você acha por aí.  Você não escuta desaforo quando
pergunta alguma coisa na lista postfix-users, e o software é DFSG-livre, ao
contrário do qmail.

Ah, e regra geral do Debian: nós não quebramos nossos pacotes nem fazemos
sujeira na nossa distribuição pra limpar a sujeira dos outros, a menos que
não tenhamos escolha.  Acho improvável que aquele link pro qmail vá ser
acrescentado... mas você pode tentar pedir pro maintainer do qmail e ver o
que acontece.

--
  "One disk to rule them all, One disk to find them. One disk to bring
  them all and in the darkness grind them. In the Land of Redmond