Re: duvidas

Ricardo:
> Eu desinstalei o debian para testar o FreeBSD, portanto por enqto não

	Desnecessário.  Você podia ter colocado o FreeBSD em outra partição.

> posso testar, mas com certeza deve haver uma solução debian, nem que seja
uma
> versão 'customisada', não??

	Já procurou na página de pacotes,
http://www.debian.org/distrib/packages?

> Você já testou o Saint? ele gera relatórios em html (ou seja qq browser,
> nas se é Netscape ou não, acho que é um detalhe...[na segurança] ...)

	Não é detalhe não.  Programas tão grandes e complexos quanto o
Netscape Navigator, ou mesmo o Mozilla, dificilmente serão seguros.  Ainda
mais quando ele inclui linguagens de extensão como o JavaScript ou o Java, e
ainda por cima uma camada de portabilidade como a XPCOM, todos componentes
que já apresentaram problemas no passado.  Aliás já reparou que o Navigator
está na versão 4.77, e todas as versões dele costumam ter várias liberações
menores, como 3.04 ou 4.62, sei lá?  São os problemas de segurança que
aparecem e vão sendo corrigidos, com o agravante de que sendo de código
fechado não dá para fazer uma boa auditoria.  O Mozilla pelo menos é livre,
dá para auditar.

	Agora, se você realmente quer segurança, esqueça o FreeBSD, vá
direto para o OpenBSD.  Ou fique com o Debian, que me parece ser a versão
mais segura do GNU/Linux.

> Mas... existe um navegador de HTML seguro? Ou vc está falando da utlização
> de chaves de encriptação 'forte' de 128 bits?

	Não, a encriptação só é importante quando se fala de transações,
como por exemplo o fornecimento de informações confidenciais a um servidor
externo.  A questão de se rodar o navegador como superusuário está mais na
qualidade do código, para evitar "portas do fundos", estouro de buffers,
coisas assim.  De maneira geral é mais fácil garantir a qualidade de código
em programas menores e mais focados em suas tarefas principais, enquanto o
Netscape faz zilhões de coisas: ambiente de programação, correio eletrônico
e grupos de notícias, colaboração, calendário, composição de HTML e
JavaScript, etc.

	Faz mais sentido como superusuário usar um navegador enxuto e
simples como o lynx, o links ou o w3m, mesmo o Galeon seria melhor.

Frederico:
> ?, mas ? s? ir ver o site-lisp do emacs 21 para se ter a resposta... ?
> o ahead-in-time-bug-squashing-mode.

	Não existe ainda o Emacs 21... você quis dizer XEmacs?  Ou era parte
da brincadeira mesmo?

Carlos:
> Vejamos quem é o cego... Ai, meu Deus...

	Era bom parar com essa atitude maldosa.  Não faz bem para ninguém,
nem para você.

--
  _
 / \  	 Leandro Guimarães Faria Corcete Dutra        +55 (11) 3040 8913