Configuração do PPP

Bom dia senhores,

Creio que a maioria dos amigos não utiliza mais conexão discada... ou estou enganado. O meu pai, usuário do Debian (eu também sou, mas não tenho acesso a Internet). Está desconfiado de que a sua configuração não está muito boa, pois a conexão cai o tempo todo. Quais os arquivos que guardam as configurações de rede com relação ao PPP? Tipo o no. de IP, DNS e Gateway? Há outros arquivos que influenciam e que devam ser verificados? Obrigado e um forte abraço a todos.
Elias Praciano