Re: Problemas com a instalação

On Sat 21 Apr 2001 23:03, Lúcio Pimenta de Moraes wrote:

> 1) Como fiz a instalação ? Bem instalei o básico do sistema e após o login
> inicial fui instalando o Xfree e o gnome pelo apt. O X funciona bem, mas só
> que entra o Window Maker e queria o Gnome e sei que ele está instalado.
> Como faço iniciar o Gnome ?

faça um arquivo ~/.xinitrc com o seguinte conteúdo :
exec gnome-session

> 2) Como faço para ao iniciar o Debian ele vá para o login gráfico ? Já
> tentei mudar o inittab, como as outras distros, mas não funcioanou.

Instale um Desktop Manager , por exemplo :
apt-get install gdm

o gdm é rodado a partir dos scripts de boot, e não se deve alterar o inittab,
pois, o que as outras distros fazem é um BUG de conceito desnecessário e que
portanto não funciona com a Debian.

> 3) Criei um usuário qualquer e quando vou iniciar o X ele retorna uma msgs
> que o usuário não tem permissão de executar o X. Como posso resolver isso
> para que não haja mais problemas de permissão ? Já olhei em todos os
> arquivos de inicialização do X e ele estão com permissão para execução para
> outros usuários.

Existe um mecanismo do X que permite especificar quem deve rodar o X. Caso
instale o gdm não precisará alterar nada aqui. Caso desista de usar um
Desktop Manager , rode o programa :
dpkg-reconfigure xfree86-common
e informe a ele que vc. quer que usuários do console possam iniciar o X.

> 4) Tenho um mouse USB, como faço para ele funcioanar no Debian ? Aonde acho
> os módulos para carregar na inicialização ?

Para o seu mouse funcionar terá que habilitar USB no kernel , o seu kernel
tem suporte a USB? Eu não tenho nada USB, portanto , não poderei ajudá-lo,
mas verifique no source do seu kernel sobre o suporte a USB, compile um
kernel, ou caso o seu kernel já tenha suporte em módulo para o seu mouse,
instale-o usando "modconf", é todo o procedimento necessário para instalar e
desinstalar um módulo.