Algo fun-da-men-tal :-) (tela de abertura do gnome)

Pessoal, é o seguinte:

Eu tenho umas 500 tiras do Laerte que eu baixei da rede, da página
dele (www.laerte.com.br?). Recentemente descobri que a tela de abertura
do gnome fica em /usr/share/pixmaps/splash/gnome-splash.png.
Dá pra sacar? :-)
Muito bem, eu gostaria que cada vez que um usuário super-legal (eu :-)
entrasse no sistema o gnome mostrasse uma tira diferente (já que eu vou
ficar esperando ele carregar toda a interface, então aproveito e
melhoro meu humor... :-) )

Eu tenho um arquivo de ~ 500 linhas onde cada linha é o endereço
absoluto de cada tira (mas dá pra saber o tamanho exato com "wc -l").

Já que eu não sei onde (em que momento) enfiar o código para ele
fazer o convert de gif para png e sobreescrever o arquivo que está
em usr/share/pixmaps/splash para ele _já_ mostrar alterado, eu inverti
a lógica e decidi alterá-lo no meu .bash_rc, quando eu já teria visto
a tira: assim ele será diferente na próxima vez. O que não faz
diferença pois o efeito é o mesmo. A peça que falta do quebra-cabeça:
qual o programa do sistema que me devolva uma linha aleatória K de
um arquivo de L linhas?

o script seria algo assim:

tiragif = pegalinha (aleatório(wc -l /etc/tiras_entrada_gnome))
convert $tiragif png:/usr/share/pixmaps/splash/gnome_splash.png

Tinha pensado no awk (e jurei pra mim mesmo que _vou_ aprender
a usar o python) mas nada. Programo em java e saberia fazer isso
mas odiaria "ligar" uma máquina virtual na entrada do sistema só
pra isso...

Se alguém tiver alguma idéia, ela seria mais do que bem vinda.
Aliás, acabei de perceber que isso não tem muito a ver com o
tema da lista. Desculpem-me pela ligeira divergida...

Abraço

Cláudio Max