Re: Instalacao remota e configuracao inicial

On Monday 09 April 2001 02:23, Wagner Klein da Silva wrote:
> [...]
> instalação pareceu-me muito pouco inteligente.  E se a máquina não tem
> nada mais que um floppy disk, isso é muito ruim.
>
> Nas demais distribuições estou habituado a colocar um disco de boot e
> instalar tudo, com o HD sem absolutamente nada, e sem cdrom na maquina
> (apenas HD, floppy e placa de rede).
>
> Espero poder rever favoravelmente minha opinião após esse "choque"
> inicial...  :)
>
> Mas isso não é o meu problema.
>
> Slack, RH (& derivados) e a SuSE tem formas extremamente simples para
> fazer a configuração inicial do sistema: slack->setup, RH->linuxconf e

O debian tem o pacote linuxconf também.

> Como é na Debian?  Só fui questionado sobre teclado e timezone.
>
> Como é que se configura:
>
>      módulo para placa de rede
>      TCP/IP
>      resolv.conf
>
> Tive que fazer isso no braço, incluive para poder me conectar via FTP
> com a outra máquina que tinha as imagens dos CDs.
>
> Depois configurei o /etc/modules, /etc/network/interfaces e
> /etc/resolv.conf editando diretamente.  Isso é coisa simples de fazer,
> mas não esperava NÃO ser questionado sobre essas informações.
>

> Minha pergunta é: não tem nada para se fazer isso logo na
> [...]

Acredito que não.

> Existe algum DOC para quem inicia no Debian mas já conhece Linux muito
> bem?  Existem algum doc que fala sobre a "filosofia" da distribuição?

Dê um a olhada em
http://debian-br.sourceforge.net/
http://www.debianplanet.org/debianplanet/
http://www.debian.org/

> Ah!  Isso é importate:
>
> Tenho em outra máquina as imagens do CD1-nonUS e do CD2, montadas via
> ftp.
>
> Eu tenho que ficar selecionando o path de um CD e depois do outro CD
> no dselect?  Tem como informar que se tem mais de uma fonte?

Para isso existe o apt, você precisa configurá-lo para encontrar este caminho
e então "apt-get install  pacote " e ele faz tudo para você. Leia a página de
manual do apt.

> E para instalar o non-US?

Mesma coisa.

> Achei agora o "dselect Documentation for Beginners", acho que o que eu
> quero é um "multi_ftp". :) Tudo bem, vou testar o multi_nfs...
>

> É duro ser newbe...  :))

Eu também não sou tão experiente assim, muito pelo contrário.

--
		     Debian/GNU Linux 2.2r2
		Fabiano Manoel de Andrade