Re: interface dxe rede

Luciano, nao sei se bem isso que voce precisa saber....

Use o modconf para especificar o modulo da sua placa de rede e tambem para
adicioná-lo no sistema de boot.
Para isso voce devera saber qual o I/O e o IRQ que sua placa esta usando...

Depois de feito isso, para configurar a rede e' necessario saber pelo menos
quatro dados: o numero IP atribuido ao computador, o numero da Netmask da rede, o
numero da rede e o endereco de broadcast da rede.
Edita-se o arquivo /etc/network/interfaces e coloca-se os dados como pode ser
observado em seguida:

iface eth0 inet static
        address <numero_IP_computador>   exemplo 192.168.1.5
        netmask <numero_netmask>   exemplo 255.255.255.0
        network <numero_rede>   exemplo 192.168.1.0
        broadcast <numero_broadcast>   exemplo 192.168.1.255

No caso de existir um gateway na rede basta acrescentar uma linha com o numero da
maquina precedido da palavra gateway.

E' necessario ainda configurar a resolucao de nomes (DNS).
Edita-se o arquivo /etc/resolv.conf e escreve-se as seguintes linhas:

search <dominio_do_computador>
nameserver <numero_IP_servidor_primario>
nameserver <numero_IP_servidor_secundario>

Para activar os servicos de rede executa-se o script /etc/init.d/networking da
seguinte forma:
# /etc/init.d/networking start

Eh mais ou menos isso...
Aqui funcionou com o Debian 2.2, nao sei se tem alguma diferença para as outras
versões...
Espero que isso te ajude...
Ahh... outra coisa pessoal... estou começando agora, e por favor, se eu estiver
errado, não deixem de me corrigir... :-)

[]'s..
.
Leandro