backup

    All

    Tenho uma rede aqui em casa, sendo o servidor linux e o cliente win98. Todo dia fazia
o backup do diretorio /home/www em um dos cliente win98. Resolvi automatizar o backup
utilizando para isso o crontab/anacron e o samba. Escrevi um script que consiste em montar
um diretorio, /mnt/backup, no servidor, utilizando o samba, e copiar o diretorio /home/www
para esse diretorio/cliente. Com isso fazia uma copia do servidor no cliente. O problema
eh que as vezes o cliente nao esta ligado, entao o script copia para o diretorio e nao
para o
cliente. A minha duvida eh a seguinte, antes de montar eh possivel atraves de algum
comando verificar se o micro de destino esta ligado ou nao !?!?! Com isso o servidor
realmente faria o backup.

    O script esta abaixo.

#!/bin/sh
#
# cron script to run backup (/etc/cron.daily/)
#

# Carregando o Modulo SMB
/sbin/modprobe smbfs

# Monta o diretorio backup do micro Internet o linux atraves do Samba
mount -t smbfs -o username=backup,password=backup //backup/backup /mnt/backup/

# Faz a copia do bancos de dado do MySQL
cp -r -u /usr/local/mysql/var/ /mnt/backup

# Faz a copia dos arquivos do diretorio www
cp -r -u /home/www/ /mnt/backup

# Desmonta o diretorio /mnt/backup
smbumount /mnt/backup

[ ]'s