Trident 9680 e XFree 4.0

Caros todos,

Instalei hoje o XFree 4.0 e estou com algumas dificuldades.

Para começar, achei estranho o script em debconf do xserver-xfree86,
apesar de todas as perguntas, não ter gerado o /etc/X11/XF86Config-4.
Acabei criando-o via xf86config, o que não foi difícil, e apontando o
link /etc/X11/X para o novo servidor.

Seja como for, minha placa de vídeo é uma daquelas genéricas com
chipset Trident 9680 e 1MB RAM, e o monitor é um SyncMaster 3 com
suporte a DPMS. Essa combinação estava funcionando bem com o antigo
XF86_SVGA (ainda está, se eu apontar o link para ele), mas parece que o
4.0 está totalmente confuso.

Quando entro no modo gráfico, o cursor do mouse aparece perfeito, com o
tamanho que costuma ter em 1024x768 (uso 8bpp), mas as janelas não. O
texto e as janelas aparecem gigantescos, como se a resolução estivesse
em 320x240, e "quebradas", i.e., com "pedaços" trocados ou duplicados
(creiam, é difícil explicar). O mais estranho, porém, é que o X-Windows
pensa que as janelas estão no lugar, pq se eu clico onde o botão
*deveria* estar, os pedaços dele na tela aparecem "clicados", e a
função é executada.

Mudando a profundidade para 16bpp (o que me faz cair para 800x600) no
XF86Config-4, o resultado é o mesmo: o tamanho do cursor aumenta, tudo
parece estar em 320x240 etc. Se mudá-la para 24bpp (640x480), porém, o
servidor não entra, e retorna uma mensagem de erro informando que não
há nenhum "Screen" disponível. Desnecessário dizer que ambos os modos
rodam sem problemas no servidor antigo.

Experimentei alterar os parâmetro do driver no XF86Config-4 seguindo as
orientações do "man trident", mas sem sucesso, e comparar as seções
deste novo arquivo de configuração com suas contrapartes parecidas no
arquivo antigo, para ver se havia alguma diferença substâncial (não
havia).

Resultado: por enquanto continuo com o servidor 3.3.6. Mas eu bem que
gostaria de alguma sugestão para poder usar o 4.0.2. :-)

[]'s Alexander Gieg

Alexander Gieg          "Nada estimo mais, entre todas as coisas
agieg@zaz.com.br         que não estão em meu poder, do que contrair
Nick: AlexG              uma aliança de amizade com homens que amem
ICQ: 2200285             sinceramente a verdade."
São Paulo - SP                                  (Baruch de Espinoza)