Re: RES: materia sobre escola na RdoL

Ola Ronaldo,

On Thursday 01 February 2001 17:40, you wrote:
> Vc poderia me dar mais detalhes sobre a escola em q vc quer instalar Linux
> e o projeto em sí?

A escola eh mantida por uma instituicao sem fins lucrativos que eh formada
por membros das Igrejas Batistas da cidade de Itapevi, ou seja, eh uma
instituicao de caracter religioso.

A escola tem ensino fundamental (jardim II, pre escola, etc), ensino medio e
ensino fundamental. O ensino nao eh gratuito, pois nao temos condicoes de
faze-lo, ja que todos os funcionarios da escola sao contratados.

Hoje a escola tem aprox. 310 alunos; ou seja, somos pequenos!

A administracao da mantenedora, entretanto, eh feita por voluntarios,
eleitos democraticamente, dentre os seus membros.

Eu faco parte do conselho administrativo e como tal, o meu servico e dos
demais 14 membros, eh absolutamente voluntario.

O projeto de instalacao do Linux eh bastante amplo:

1 - instalar um servidor para acesso a Internet. O computador ja foi
comprado, devidamente dimensionado para o servico. Estou tentando fazer o
acesso via ISDN para ter pelo menos 128kbps. Mas nao esta muito facil ja que
a Telefonica eh uma droga de empresa, que nao atende a contento os seus
consumidores.

2 - Instalar neste servidor varios outros servicos, ja que nao temos dinheiro
para varias maquinas. Os servicos pensados "a priori" sao:
  a) SAGU para a administracao escolar
  b) Software de comercio eletronico para a venda dos uniformes e apostilas,
etc, utilizado internamente na escola, ou seja, o funcionario que cuida da
venda destes itens tera um computador onde fara a compra para os pais no
terminal. Isto ja serviria como laboratorio para a futura colocacao do
servico de fato na Internet.

3 - Instalar o Linux em todas as maquinas do Laboratorio. A ideia eh que
todos os alunos passem a trabalhar com o Linux. Algumas utilizacoes que
antevejo sao:
  a) alunos do ensino medio (2 e 3 series) terao a oportunidade de fazer
cursos de Informatica fora do horario de aula. Estes cursos serao baseados
exclusivamente em Linux e abordarao temas como:
    i - Instalacao, configuracao e administracao de servidores Linux
    ii - Instalacao, configuracao e administracao de servidores Web, com
enfase em Apache, PHP, Perl, Python, Zope, Banco de Dados (MySQL e
PostgreSQL), etc.
    iii - Desenvolvimento de sites com Linux (Graficos, dinamizacao de sites,
etc)
    iv - Programacao em ambiente Linux (C, C++, Python, Perl, Tk/Tcl, etc),
utilizando ferramentas como KStudio, Kdevelop, QTdesign, Glade, etc. A ideia
eh formar gente que desenvolva programas para Linux. Obviamente, eles serao
aptos a programar em qualquer outro sistema, pois estarao aprendendo da
maneira correta, i.e., os conceitos, otimizacao, etc. Dentro deste curso, os
alunos teriam um projeto de final de curso, onde fariam programas,
inicialmente voltados para a area educacional, ou seja, estariam devolvendo
para a Escola (e a comunidade) aquilo que aprenderam a um custo bem baixo.
    v - Varias outras ideias que nao formulei ainda.

4 - Utilizar o Linux para o desenvolvimento de ferramentas e cursos para
ensino a distancia. Pode-se utilizar e incrementar os produtos existentes ou
pode-se escrever algo customizado.

5 - Varias outras coisas.

> Se for o q eu estou pensando, uma escola pública e isso for um projeto
> social, caso vcs precisem de voluntários ofereço minha ajuda.

Dentro das explicacoes acima, se voce estiver disposto a ajudar, podemos
conversar mais.

> Moro em Osasco, e tenho disponibilidade aos fins de semana, meus
> conhecimentos em Linux são intermediários, sei fazer as configurações não
> muito complicadas e instalações no geral.

Alias, esta eh uma dificuldade: encontrar pessoas que morem na regiao!

Quero colocar a escola para suprir esta lacuna nos proximos anos!
Toda a ajuda eh muitissimo benvinda!!

> Se não for nada do q pensei, desculpe pelo incômodo.

Incomode sempre (deste jeito) :-))))

Abracos,

--
Mario O.de Menezes            "Many are the plans in a man's heart, but
    IPEN-CNEN/SP                 is the Lord's purpose that prevails"