Re: Duvidas: diald, modprobe, framebuffers e /etc/group

Era Domingo 24 Dezembro 2000 11:49 quando Alexander Gieg escreveu sobre
Duvidas: diald, modprobe, framebuffers e /etc/group:
> Caros todos,
> [Vcs preferem que eu envie o e-mail sem acentos?]

Tanto faz, pode mandar sem acentos ou com acentos
A minha acentuação tá funcionando mas eu escrevo sem acentos por preguica
mesmo! =)

> Estou encontrando três problemas no meu Debian (versão testing) e
> gostaria de saber se poderiam me dar alguma dica.
> O primeiro é relacionado ao diald. Instalei-o (creio que a versão é a
> (...)

Bom, nao uso o diald... por isso nao sei... =/

> [...]
> aparece o seguinte texto:
>      Configuring (...): insmod: Note: /etc/modules.conf is more recent
>      than /lib/modules/2.2.17/modules.dep
>      done.
> O mesmo "Note:" aparece quando uso o modprobe por conta própria.
> Apaguei algumas vezes o /lib/modules/2.2.17/modules.dep e mandei o
> sistema gerar um novo, com data mais recente que o /etc/modules.conf, e
> depois disso a nota não aparece mais, mas *sempre* que reinicio o micro
> parece que o modules.conf é recriado e a mensagem reaparece. Há alguma

Dá um
update-modules
como root

> Terceiro problema: estou usando o console gráfico via framebuffer
> (creio que é esse o nome) basicamente pq acho mais agradável :-), mas
> ou não sei como fazer ele carregar as fontes latinas corretamente em
> todos os terminais, ou não sei como carregar a configuração de teclado
> corretamente. O que sei é que quando carrego o mesmo kernel em modo
> texto, ambos funcionam e acentuo no console sem problemas, mas no modo
> gráfico, nada. Há algum truque especial para isso funcionar? Devo

Bom... Voce esta usando xkb ou nao?
Qual o seu teclado?
Eh padrao abnt-2? Eh daqueles tipo americano, tem ç, nao tem ç, como é?

> talvez colocar um kernel mais recente? O meu é o 2.2.17-pré-alguma-
> coisa que veio junto com o potato.

ja saiu o 2.2.17 sem pre nada

Da um apt-get update
depois um apt-get upgrade

pra atualizar seus pacotes. Faça isso periodicamente.

> Finalizando, uma última pergunta: onde encontro informações sobre a
> função de cada grupo do arquivo /etc/group? Há alguns que são fáceis de
> identificar pelo nome, mas outros não parecem nada óbvios, e não
> descobri qual o texto que os explica...

Bom... A maioria dos grupos quem cria o uso eh voce, criando diretorios e
arquivos acessiveis aos grupos.
Sao poucos os programas que levam em consideracao o grupo para outra coisa
que nao seja arquivos.
Por isso geralmente criam-se grupos pra dar acesso facil a um device dentro
do /dev/ ou alguma coisa tipo setgid de algum programa (cuidado com isso)

> Desculpem pelo excesso de perguntas numa única mensagem, mas é que
> resolvi usar as férias para tentar colocar meu Debian para rodar de
> fato, e as dificuldade estão começando a aparecer... :-)

Que beleza! Se tiver mais perguntas pode mandar, as que eu souber eu respondo!

> []'s Alexander Gieg

[]s

--
Clovis Fabricio Costa