Re: 2 swaps!?

Flavio Bruno Leitner wrote:

> Quando vc utiliza o computador logo após um boot e ele tem memória livre,
> beleza eu concordo que ele não vá utilizar a swap, mas basta vc abrir o X
> e mais alguma coisa que chegue perto do final, não precisa lotar mesmo,
> apenas chegar perto e o sistema fica lento, aqui sem swap e tentando
> compilar um programa, parou o sistema em 2 máquinas diferentes com 128M
> e outra com 64M. ( kernel 2.2.17 )

	Bom, acho que é de conhecimento de todos que esta versão do kernel está
com bug para liberar páginas de memória alocadas. Sem esse bug seria
impossível vc travar a máquina pelo simples fato de ter usado
exastivamente a memória. Se vc viu umas mensagens do tipo "failed to
free alocated _alguma coisa_" pode ter certeza que o seu kernel 2.2.17
está perto de travar. Ele começa a matar alguns processos mas perde o
controle do sistema.

	Ainda sobre swap... uma curiosidade... Para quem não sabe o MacOS
*manda* vc desabilitar a memória virtual para ter uma melhor performace,
ou seja, tudo depende de como o sistema encara o gerenciamento de
memória. O MacOS verifica antes se ele vai ter memória física suficiente
para rodar um programa e, caso não tenha, ele avisa e não roda. É claro
que tudo isso pode ser ajustável pelo usuário.

	[]'s