Wvdial - modem pctel

Um dos meus principais problemas desde que mudei para a debian 2.2 foi como configurar o modem. Após alguma pesquisa descobri que este não funcionaria no kernel 2.2.17. Seguindo conselhos resolvi baixar e compilar o kernel 2.2.14. O povblema já começou aí, pois no cd distribuido na Aquivo Linux,  não vinham todos os programas necessários para este processo. Catei eles na net e compilei o kernel 2.2.14, só que quando tentei instalar o módulo recebi a mensagem que o modulo pctel.o havia sido feito para o kernel 2.2.15, e não funcionaria no 2.2.14, o que logo verifiquei ser certo. Baixei o kernel 2.2.15 e tentei compilar, começou a dar vários erros, e resolvi reinstalar todo o sistema, com o kernel 2.2.17 para depois instalar o 2.2.15.
Tudo correu bem e consegui compilar o modulo pctel.o e fazer o modem funcionar, só que agora estou tendo um outro tipo de problema. Configurei o wvdial com os dados da minha conta, tudo bem verificado. Quando mando conectar o wvdial conecta, mas o pppd cai logo após a mensagem de que a conexão foi efetuada. Tentei usar o pppconfig,  e o resultado foi ainda pior, pois depois de digitar pon passam-se alguns minutos sem nada acontecer, até que surgem na tela uma enormidade de numeros e a conexão cai.
Fiz tudo que estava dentro dos meus conhecimentos: comentei a linha lock do /etc/ppp/options; alternei entre os comando de chamamento do modulo no /etc/modules (alias char-major-62 pctel | /sbin/modprobe pctel | /sbin/insmod pctel) nada deu resultado. O pppd cai tão logo a conexão é efetuada, e mesmo  a linha telefônica ficando livre, o modem continua sendo mostrado como ocupado, tenho de reinicializar o sistema para poder fazer nova tentativa.
Se alguem souber uma dica, agradeço.

Desculpem pelo tamanho da mensagem : )