Re: disco grande

giordano@aip.com.br wrote:

> salve pessoal!
>
> eu tenho um hd de 15 GB e defini a partição / para o linux a partir do "10º" GB.
> minha BIOS é meio antiga e só suporta discos com até 8 GB...
>
> existe algum problema se eu instalar o linux nessa partição (que está acima do
> nº de cilindros suportado pela minha BIOS, que é de 1024 se eu não me engano),
> pode haver problemas no boot?
>
> o que fazer para resolver?

	Até um tempo atrás tinha sim um GRANDE problema.. .não sei como andam
as coisas... O problema principal é a limitação dos primeiros 1023
cilindros da bios. No caso do Linux, vc tem que ter a imagem do kernel
antes desses 1023 cilindros senão a bios não vai conseguir encontrá-lo
na inicialização. Depois que o kernel for carregado não há mais nenhum
problema, pois daí em diante o Linux não precisa mais da bios para
nada...  Resumindo.. se vc conseguir garantir que o kernel vai estar nos
primeiros 1023 cilindros, você vai conseguir iniciar o linux sem
problemas, mas se ele passar dos 1023 você vai deixar o seu sistema
não-iniciável.  A solução mais simples é criar uma partição pequena e
deixá-la como administradora das inicializações, dai você assegura que a
imagem do kernel vai estar antes dos 1023 cilindros. Não tenho muita
certeza do que eu escrevi pois já faz muito tempo atrás que eu tive
esses problemas com o meu HD de 6Gb e minha bios com bug!   Talvez hoje
em dia já tenha outra solução mais interessante. No meu caso, o Linux só
inicia se eu dar "auto detect" na bios, e deixá-la configurar os
cilindros, setores,etc... Daí eu tenho que deixar o Mode (LBA, NORMAL,
LARGE) para automático, senão mesmo detectando certo, a bios mostra
valores errados.. O mais curioso é que eu não posso colocar o HD inteiro
para auto-detecção, senão também dá problema... Já deu para imaginar
quantos dias eu demorei para conseguir essa solução tão misteriosa...
Isso que eu chamo de bug numa BIOS!  (NÃO COMPREM VXPRO'S!!!)

	[]'s