Melhor forma de desligar

	Olá,

	Já uso Linux há um bom tempo, mas recentemente estou conseguindo
convencer as outras pessoas aqui de casa a usá-lo também, principalmente para
navegação e utilização de e-mail. Só que eu estou com um problema: eles em
geral não gostam da idéia de digitar um comando para ter que desligar o
sistema. A princípio, eu utilizei o sudo para permitir que eles usem o
/sbin/halt (existe uma forma melhor sem ter que saber senha do root, mas sem
comprometer a segurança?). Depois criei um script /usr/local/bin/desligar
que chamava o /usr/bin/sudo /sbin/halt para que o comando fosse mais
"natural" para eles. Mesmo assim, a idéia de ter que digitar um comando
incomodava-os. Finalmente eu setei o asclock para asclock -shape -exe
/usr/local/bin/desligar, assim eles só precisavam clicar duas vezes no
relógio para desligar o sistema. Essa solução, pelo que me parece, está a
quilômetros de distância de ser elegante e não funciona 100%. Às vezes o
servidor X trava e o sistema não desliga, travando tudo (não dá para
executar nada, nem mesmo CTRL-ALT-DEL ou CTRL-ALT-BACKSPACE). Outro detalhe
que eu não sei se influi: eu não uso o xdm porque eu utilizo muito o sistema
em modo texto, então eu coloquei o startx no .bash_profile dos meus irmãos
(horrível, não? :-P). Alguém aí tem alguma sugestão de como melhorar isso?
Agradeço desde já.

	Um abraço,
	André Leão Macedo
--
| "There is hopeful symbolism in the fact that flags do not    |