Duvidas: diald, modprobe, framebuffers e /etc/group

Caros todos,

[Vcs preferem que eu envie o e-mail sem acentos?]

Estou encontrando três problemas no meu Debian (versão testing) e
gostaria de saber se poderiam me dar alguma dica.

O primeiro é relacionado ao diald. Instalei-o (creio que a versão é a
0.99.4) e, seguindo as instruções (meu debconf está configurado para
nível médio), selecionei meu provedor padrão, que funciona
perfeitamente com o comando "pon". No entanto, se tento acessar algum
site ou endereço na Internet, a conexão não é discada, mesmo que eu
esteja rodando como root.

Como meu kernel é customizado, fui ver se estava faltando alguma coisa
e acabei tendo que compilar um novo, dessa vez habilitando o SLIP e o
ethertap, mas isso aparentemente não resolveu.

E ainda por cima ocorre o seguinte (isso também ocorria com o kernel
anterior): toda vez que reinicio o computador aparece a seguinte linha:

     Starting diald: fifo-created diald.

Outros daemons se iniciam e tal, mas do nada aparece a seguinte linha
na tela (diminui o número de espaços para caber numa linha do e-mail):

     147 ? S< 0:00 /usr/sbin/diald -f /etc/diald/diald.options.provider

Alguém tem idéia do que isso tudo significa?

Outro problema (esse não tão grave, mas bem pouco estético... :-)) é o
seguinte: quando reinicio meu micro, toda vez que um módulo é carregado
aparece o seguinte texto:

     Configuring (...): insmod: Note: /etc/modules.conf is more recent
     than /lib/modules/2.2.17/modules.dep
     done.

O mesmo "Note:" aparece quando uso o modprobe por conta própria.
Apaguei algumas vezes o /lib/modules/2.2.17/modules.dep e mandei o
sistema gerar um novo, com data mais recente que o /etc/modules.conf, e
depois disso a nota não aparece mais, mas *sempre* que reinicio o micro
parece que o modules.conf é recriado e a mensagem reaparece. Há alguma
solução?

Terceiro problema: estou usando o console gráfico via framebuffer
(creio que é esse o nome) basicamente pq acho mais agradável :-), mas
ou não sei como fazer ele carregar as fontes latinas corretamente em
todos os terminais, ou não sei como carregar a configuração de teclado
corretamente. O que sei é que quando carrego o mesmo kernel em modo
texto, ambos funcionam e acentuo no console sem problemas, mas no modo
gráfico, nada. Há algum truque especial para isso funcionar? Devo
talvez colocar um kernel mais recente? O meu é o 2.2.17-pré-alguma-
coisa que veio junto com o potato.

Finalizando, uma última pergunta: onde encontro informações sobre a
função de cada grupo do arquivo /etc/group? Há alguns que são fáceis de
identificar pelo nome, mas outros não parecem nada óbvios, e não
descobri qual o texto que os explica...

Desculpem pelo excesso de perguntas numa única mensagem, mas é que
resolvi usar as férias para tentar colocar meu Debian para rodar de
fato, e as dificuldade estão começando a aparecer... :-)

[]'s Alexander Gieg

Alexander Gieg          "Nada estimo mais, entre todas as coisas
agieg@zaz.com.br         que não estão em meu poder, do que contrair
Nick: AlexG              uma aliança de amizade com homens que amem
ICQ: 2200285             sinceramente a verdade."
São Paulo - SP                                  (Baruch de Espinoza)