Problemas com placa de video

Galera seguinte.. to tentando instalar o Xfree, mas minha placa de video
(so pode ser) trava a tela.. minha placa eh uma Trident Blade 3D.... neste
mesmo micro jah tinha instalado o Win98 e WIn98SE, e ambos travavam tambem
!! Instalei o Ruindows 2000 e nao deu problema nenhum.. agora o
coordenador aqui do laboratorio quer instalar o GNU/Linux nesta maquina
ate que enfim.. porem minha tentativas de instalacao foram uma decepcao !!

Tentei instalar o Conectiva 5.1, e nem passava na instalacao (por ser em
modo grafico), instalei o Red Hat 6.2 (argghhh) e quando starto o ambiente
grafico ele me trava a tela... Na verdade irei instalar o Debian 2.1, soh
que o CD nao estah aqui comigo.. o que pode estar acontencendo ???

Wendell Martins Borges          email:wendell@centrodecitricultura.br
Network Administrator                   ICQ # 6274811
Dept. Bioinformatics                    Fone: (19) 546-1399 Ramal 212
Centro de Citricultura Sylvio Moreira / IAC