De: Hélio Alexandre Lopes Loureiro <helio@loureiro.eng.br>
Para: Carlos Laviola <claviola@brfree.com.br>
Cc: debian-user-portuguese@lists.debian.org
<debian-user-portuguese@lists.debian.org>
Data: Quarta-feira, 20 de Dezembro de 2000 08:59
Assunto: Re: [debian-br] Duas listas

> Não há moderadores em nenhuma lista em que discutimos, e sou
> totalmente contra uso de moderadores, e também contra o uso de uma
> lista de discussão privada, ou que só sirva pra jogar Carbon Copy.
> Aviso também que vou dar reply em todas as mensagens que vierem da
> debian-br pra debian-user-portuguese, então guardem os flames para si.

Não sou contra moderadores (tanto que sou um deles ;).  Graças ao
trabalho camelo de moderador, o tráfego mantem-se baixo.  Infelizmente nem
todos gostam de ver suas mensagens cortadas, mas também não são todos que
estão na lista para ver uma mensagem do tipo "vcs tem que me ajudar senão
vou voltar a usar o windows".

Quanto ao fato de termos uma lista debian-br e outra linux-br, não
vejo problemas.  A lista de debian discute sobre assunto relativos
à distribuição Debian, mesmo aparecendo uma ou outra mensagem sobre outra
distribuição.  Estas últimas é que deveriam estar na linux-br que é uma
lista generalista sobre GNU/Linux, abrangendo todas e quaisquer forma de
Linux (também sem GNU).  Por enquanto esta lista tem um movimento baixo de
mensagens diárias, por isso ninguém sugeriu moderação, mas se um dia a
quantidade de participantes aumentar (por volta de 1000), a quantidade de
mensagens explode exponencialmente, chegando a 300 mensagens em dias
fracos e umas 1000 em dias agitados (dias em que aparece alguém dizendo
que a distribuição foo-bar-gnu é a melhor, ou que o Windows é melhor).

Sobre termos mais de uma lista de debian, já acho que não é uma
boa saída.  Isso iria somente descentralizar os usuários de debian, que
não são muitos (100 ao todo no Brasil?) e enfraquecer nossas
atividades (tradução, encontros, cervejada, etc).

[]'s

Hélio Alexandre Lopes Loureiro
http://helio.loureiro.eng.br
helio@loureiro.eng.br