Re: Solução do problema do NFS /Injustiça com o NFS / Re: Seguranca do NFS e NIS

A opção root squash é default, o que ela faz é que o root
da máquina cliente não tenha acesso a arquivos como root no servidor,
assim ele não poderia criar arquivos como root no servidor, nem criar
arquivos setuid root no servidor por exemplo.

Mas isso não se estende a outros usuários comuns, o root da máquina
cliente pode tornar-se um outro usuário e acessar/criar/modificar arquivos
deste usuário no servidor facilmente. Isto é uma consequência do
root  ter superpoderes perante seus usuários e o sistema, e foi o que
o PH levantou. Mas quando você mapeia um conjunto de usuários e monta
seus homes em uma outra máquina aqueles usuários serão também
usuários daquela máquina, e consequentemente, estarão sob a
administração do root local na mesma (que espera-se seja você
mesmo ou alguém de sua confiança), isso é assim por design.

Se você precisar dar acesso de root a tarefas que necessitem ser
desempenhadas por pessoas não qualificadas para serem administradores
de rede, você tem que usar o sudo.

--macan