Partições

Tenho um disco de 10 giga e acabei de comprar outro de 20 gigas. Estou pensando em fazer as partições deles do seguinte modo:
o disco de 10 gigas dividido em três, uma para windows me, uma para debian e outra para testes ( irei colocar diferentes distribuições/SO nessa para testar ). No disco de 20 giga quero deixar meus arquivos pessoais, tipo músicas e vídeos ( tenho muitos), de modo que eu possa acessá-los tanto do windows quanto do Linux. É possível fazer isso?
outra dúvida: irei fazer uma partição swap para o debian, se eu instalar o conectiva 6.0, por exemplo, na terceira partição do disco de 10 gigas posso fazê-lo usar a mesma swap do debian?
Gostaria que alguém me sugerisse uma leitura para como eu faço isso. Não sei nem por onde começar.

thiago volpi ramos