Instalação 2

    Fiquei de madrugada em casa a instalação do Debian 2.2 ( obtive o CD da
revista Arquivo Linux, trata-se somente do CD principal, e não dos três ) em
cima de uma versão 6.2 do Red Hat que tinha em meu computador (Pentium III
733).
    Já tenho em casa um computador com a Debian 2.1 (um Pentium 166). Na
época em que instalei o Debian no Pentium 166, tentei instala-lo também no
Pentium III, mas, na hora de formatar o disco ( que eu dividi em duas
partições de aproximadamente 5 GB com o FIPS ) hda ele encontrava um erro na
tábua de partições e dizia que podia continuar mas que eu perderia todos
meus dados nesse disco. Como tenho o Windows 98 na primeira partição eu
cancelei a instalação.
    Consegui instalar o Red Hat nele sem problemas, dividindo a partição
destinada ao Linux em 4:
         /dev/hda2       /
100MB,
        /dev/hda7        /home
2900MB,
        /dev/hda5        /usr
1500MB,
        /dev/hda6 (acho que é essa)        swap                    128MB.
    Tudo isso totaliza 4628 MB. Eu deveria ter livre nessa partição 4753 MB,
mas a instalação da Red Hat não me deixou preencher todos os 4753 megas em
uma divisão que eu havia feito antes. Como passei diretamente para essa que
coloquei acima não sei se ela aceitaria 4700 megas por exemplo.
    Hoje então tentei instalar a Debian sobre essa Red Hat (Debian
definitivamente é minha escolha). O pentium III permite inicialização a
partir do CD e então foi fácil começar a instalação. Configurei meu teclado
e então o programa da Debian passou direto para inicializar uma partição
swap, já que ele reconheceu as partições já existentes. Desejo mudar a
divisão que eu havia feito antes para outra:
        /                300MB,
        /usr            256MB,
        /home        2300MB,
        /var            150MB,
        /tmp            122MB,
    Isso totaliza 4628 MB, como o que eu usei na instalação da Red Hat. Para
fazer essa mudança passei para um item prévio do programa de instalação, o
Particionar o Disco Rígido. Ele me perguntou se eu queria particionar o
disco hda e eu confirmei.
    Em seguida ele me disse que ocorreu um erro na minha tábua de partições,
algo parecido com o que aconteceu quando tentei instalar o Debian 2.1 (aqui
ele não especificava a partição 6). Aqui vai a transcrição do que apareceu
em minha tela.

    FATAL ERROR: Bad logical partition 6: enlarged logical partitions
overlap.
    Press any key to exit cfdisk

    Apertei então a tecla de espaço. Outra tela surgiu:

    cfdisk has failed while trying to repartition your disk. That may mean
your disk's partition table is corrupt, or your disk is 'factory clean'.
    It often helps to wipe out your disk current partition table and run
cfdisk again.
    WARNING: You will lose any data currently on that disk. Are you sure you
want me to do this?

    Escolhi a resposta não e cancelei a instalação novamente, como já fizera
quando tentei instalar o Debian 2.1.
    Por favor me ajudem, não sei o que está acontecendo e estou ansioso para
instalar o Debian, até porque terça feira eu estarei instalando a linha
Speed da telefônica no Pentium III e eles falaram que se o Linux já estiver
instalado eles o configuram para acessar a Internet pela Speed (atualmente
estou usando a Internet com o Pentium 166).
    Também gostaria de saber aonde ficam as partições como /var e /tmp caso
eu não as coloque na hora de particionar. Onde ficam localizados os dados
variáveis e os temporários nesse caso?
    Sei que minhas perguntas são um básicas mas tentei resolvê-las com a
documentação que achei ( manual de instalação da Debian, o 2.1 e o 2.2, o
User Guide Instalation de Matt Welsh (iniciado por ele pelo menos) da página
Linux Documentatin Project, os manuais fdisk.txt e o cfdisk.txt e vários
sobre FIPS e particionamento que encontrei ). Agradeceria qualquer ajuda,
seja uma resposta a meus problemas ou a indicação de um documento que eu
possa pesquisar.
    Até por isso perguntei no outro email que mandei para a lista se existe
algum curso voltado a distribuição Debian aqui em São Paulo.
Obrigado e desculpe pela extensão da mensagem,
Abraços,
Thiago Volpi Ramos.