Aprendizagem

Estou insatalando a Debian no meu computador e estou a procura de uma maneira de aprender mais sobre o Linux e especialmente a Debian, tipo quais os pacotes que ela tem, etc.
Infelizmente ainda não achei uma boa fonte para isso e apreciaria se usuários mais experientes me indicassem alguma.
Outro dia mandei uma dúvida de instalação para essa lista e recebi uma resposta mandando-me enviá-la para a lista certa. Peço desculpas por isso, não sabia que dúvidas sobre instalação não entravam nesta lista. Conheci ela em um site que enumerava as listas, não descrevendo os pormenores delas, portanto não sei quais tipos de dúvidas podem ser colocadas aqui. De qualquer maneira, agradeço à Gledson Mazioli da Silva, que, apesar de tudo, respondeu minha pergunta de maneira bem detalhada.
Abraços a todos,
Thiago Volpi Ramos