Re: ajuda

> Tudo est=E1 funcionando legal, at=E9 consigo ver a minha parti=E7=E3o =
> windows!
> Mas nem tudo =E9 perfeito. N=E3o consigo ativar o meu modem.

O relógio do seu computador está na hora local. Normalmente o temos em
hora GMT, deixando que o Linux faça o resto. Como vejo que você tem um
dual boot para Windows, não pode fazer isto, porque o Windows ficaria
confuso. No caso da Conetiva não sei, mas na Debian você poderia
editar o arquivo /etc/default/rcS e trocar o "UTC=yes" por "UTC=no".

> O meu modem (segundo o RWindows) =E9 um  "Motorola SM56- Voice Modem".
> Voc=EA poderia me dar uma dica de como instal=E1-lo, ou pelo menos =
> fornecer alguma inofrma=E7=E3o de como eu posso fazer isso?

Não conheço este modem em particular, mas a maioria dos modems, que
não são winmodems, oferecem pouca resistência. Primeiramente tentaria
ver se o kernel sabe que existe este modem. Pode olhar para as
mensagens do kernel com:

	dmesg | less

Se você acha as linhas correspondentes, estamos em bom caminho; caso
contrário pode ser necessário brincar um pouco com o setserial (raras
vezes). Após isto, tentaria usar algum programa terminal para
conversar com o modem. Pessoalmente gosto do dip (opção -t) mas
existem muitos outros, também no modo gráfico. O modem deve responder
OK a um "atz". Os "ati" seguidos por um dígito são as informações que
o Windows também mostra. Se isto não funciona, você não tem acesso ao
modem e deverá voltar para uma sessão com setserial, mudando IRQ's
etc. Se funciona, depende do que você pretende fazer para continuar.

Christoph Simon
ciccio@prestonet.com.br
--
^X^C